:: Klimke.com ::
Bem-Vindo(a) ao Klimke.com
 
 ·  Home  ·  Contato  ·  Notícias da Região  ·  Tempo em Cananéia  ·  Adicionar aos Favoritos  ·   
Klimke


· Pousada Ancora Azul
· Camping Ancora Azul
· Chalé das Orquídeas
· Marina Klimke
· Como Chegar
· Mapa
· Contato

Cananéia


· A Cidade
· A História

Ilha Comprida

· A Cidade
· A História

Variedades

· Cartão Virtual
· Flash Slide Show
· Fotos
· ScreenSavers
· Minha Página Pessoal
· Notícias da Região
· Tempo em Cananéia

Pesquisadora inova métodos de identificação individual de botos em Cananéia
Um novo método para a identificação individual de botos está sendo desenvolvido na cidade.
Botos

Ao invés de se utilizar de fotos, a pesquisadora e formanda de biologia da USP - Ribeirão Preto, Lisa Vasconcelos de Oliveira, em parceria com o IPeC - Instituto de Pesquisas Cananéia, está trabalhando com filmes. Ela filma os animais e identifica-os com base em marcas naturais, manchas, arranhões profundos, entre outros diferenciais, que ficam em evidência quando os botos vêm à tona para respirar.

O novo método funciona basicamente da mesma forma que o antigo, porém, segundo Lisa, é mais barato, pois "com a foto-identificação gasta-se muito em filmes e revelações, mesmo em populações pequenas de animais, já com as filmagens o custo é bem menor, pois depois que eu passo as imagens para o computador, eu posso reutilizar a mesma fita, o que garante a economia", comenta.

De acordo com Lisa, que está fazendo sua iniciação científica em nosso município, esse trabalho é bastante importante, já que dessa forma, identificando cada indivíduo, é possível, posteriormente, fazer estudos comportamentais de cada um e, não apenas da coletividade.

Lisa garante que o novo método vem trazendo bons resultados e, já conseguiu identificar individualmente 11 botos. Uma fêmea e seu filhote, que estão sempre na Praia do Pereirinha, Ilha do Cardoso, foi identificada através da marca que traz no dorso.

"Além de funcionar, é uma alternativa para quem não quer ou não pode gastar muito", finaliza.

Fonte: Tribuna do Vale

  847  
©1995-2002 by Luca Klimke